Eventos sociais dependem da contratação de diversos profissionais, o que deixa muitas vezes o contratante confuso, inseguro, sem saber por onde começar, sem saber como agir nas determinadas horas do evento,etc... Um dos papéis do cerimonial é auxiliar dando este norte ao cliente, todo o suporte necessário antes do evento acontecer e toda organização e tranquilidade durante a ocasião. Algumas perguntas e dúvidas frequentes esclarecem mais sobre o exercício destes profissionais.
- Por que preciso de um cerimonial?
Como já haviamos comentado acima, o cerimonial além de dar todo o suporte anterior ao evento, tais como indicação de profissionais, ensaios, reuniões,etc... Durante o dia além de confirmar tudo que foi contratado anteriormente para que não ocorram atrasos, contatar as pessoas que devem chegar com antecedencia (padrinhos,familia), tocar o cortejo (caso de casamento), auxiliará para que o cliente aproveite sua própria festa, as fotos da forma como deseja e com quem deseja (coordenação dos fotografos), auxiliará nos anúncio de determinados momentos (homenagens, hora do buquê, sorteios), distribuirá lembranças e apetrechos, auxiliará a banda no toque de músicas para determinados momentos (música da entrada do aniversariante, noivo, noiva, música de saída, música de homenagem), conferencia junto a cozinha para que nada falte durante o evento e todos os convidados estejam bem assistidos, permanencia no buffet, restaurante, boate, etc.. até o final previsto com possibilidade hora extra,...
- Recebo auxilio de alguém da minha confiança, ainda assim preciso de um cerimonialista?
A pessoa de sua confiança poderá sim te auxiliar em determinadas buscas e contratações, talvez fazendo com que você precise de um cerimonial parcial, mas quem trabalha no ramo de eventos acaba por conhecer mais os profissionais, saber da responsabilidade de cada um, se já houveram reclamações frequentes,etc.. Esta pessoa de sua confiança também deve querer (e você provavelmente concorda) ser um convidado e aproveitar a festa, e você não poderá ficar sem auxílio no dia.
Várias clientes dizem que conhecem quem faça fotos, filmagem, banda, cerimonial,etc... apesar de uma forma de economizar no orçamento os serviços é ideal que sejam contratados, pois são perecíveis e se não obtiverem sua satisfação naquele dia e hora não mais poderão retroceder, sem falar que você não poderá "cobrar" algo não contratado. É excelente usar os dotes de amigos, familiares e até mesmo os seus próprios, para lembranças, convites, para comidas de seus chás, bordados, brinquedos etc...
- Minha festa será muito simples, para poucas pessoas, será necessário um cerimonialista?
Entramos novamente na questão que o cerimonial não é apenas um auxilio do dia. Toda festa se deseja satisfação, com o máximo de economia e sem abrir mão da qualidade, por mais simples que seja; então o cerimonial lhe auxiliará indicando os profissionais que conhecem e confiam e tem orçamentos que se encaixam na sua necessidade e verba. No dia sempre tem o que se organizar, confirmar, fotografos a coordenar, convidados para acomodar, momentos que precisam de auxílio,etc.. Até mesmo no casamento apenas na igreja se tem cortejo, nas confraternizações com poucas pessoas se tem homenagens e todos os eventos têm fotos.